segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Aviso importante

As partes 1 e 2 deverão ser entregues completas no início da aula do dia 01 de março de 2011

Dia 28 de fevereiro de 2011

a) anos que terminam em 00 (zero, zero), cortamos os dois zeros, a sobra é o século.
Exemplo: ano 500 – século V,   ano 2000 – século XX
b) anos que terminam em qualquer outro número, cortamos os dois últimos algarismos e à sobra, somamos 1. Exemplo: ano 503 – 5+1= 6 – século VI, ano 2001 – 20+1= 21 – século XXI
c) Identifique os séculos dos anos: 5, 100, 121, 563, 600, 1000, 1430, 1822, 1980, 2007.

7 - Calendário Gregoriano
      O calendário Gregoriano tem como data-base o nascimento de Cristo, considerado o ano 1, assim os anos após este fato são contados em ordem crescente e os anteriores, em ordem decrescente, acrescidos da abreviatura a. C. (antes de Cristo). Exemplo: ano 500 (ano 500 depois de Cristo), ano 10 a. C. (ano 10 antes de Cristo)

Linha do tempo

                        10 a.C.             1                      500                     2011
_______________|____________|_______________|________________|_>

a)      Construa uma linha do tempo e localize nela o ano de 2011, o ano da nascimento de Cristo, o ano da criação do calendário solar pelo imperador romano Júlio César (45 a. C.) e o ano de seu nascimento.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Aviso importante

As partes 1 e 2 deverão estar em dia para serem entregues na 3ª feira, 01 de março de 2011

De 21 a 22 de fevereiro de 2011

2 - Que exemplos podem indicar que o tempo passa (crescimento de plantas, fases da lua, crescimento do cabelo, etc.)?
3 - Quando tinham 9 anos, por exemplo, que ano era? O que estava ocorrendo em outras partes do Brasil? E do mundo?
4 - Produzir para cada parágrafo do texto, Calendários, dois desenhos coloridos e explicados.


Calendários
     O ano, considerado o período que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol, não poderia ser dividido de forma diferente? Por que não pode ter 20 meses, por exemplo?
     Os astecas, um povo que habitava o México antes da conquista do continente americano pelos europeus, possuíam dois calendários: o solar e o sagrado. O primeiro contava com 365 dias, divididos em 18 meses de 20 dias, mais 5 dias suplementares. Esses 5 dias adicionais eram chamados de nemotemi (“dias vazios”) e considerados de azar. O calendário sagrado, utilizado somente para adivinhações e previsões astrológicas, tinha 260 dias e funcionava independentemente do ano solar. O intrincado calendário asteca influenciava até o destino das crianças ao nascerem. A cada 52 anos, os calendários sagrado e solar coincidiam. Nessa data, os astecas temiam que o mundo acabasse. Assim, jogavam fora todos os seus pertences por quererem se desfazer do tempo passado. Os sacerdotes esperavam que, nesse dia, a constelação das Plêiades se movimentasse. Esse era o sinal de que o céu não estava parado e de que o mundo continuaria a existir por pelo menos mais 52 anos.
     Já os maias, que habitavam o sul do México e a Guatemala, registraram por escrito as posições e órbitas de planetas e estrelas. O calendário maia funcionava com três sistemas de contagem de dias: um, de interesse civil, com um período de 365 dias; outro, religioso, de 260 dias; e um terceiro, de longo curso.
     O calendário egípcio é o mais antigo de que se tem conhecimento. Surgiu por volta de 4000 a.C. Era solar, compunha-se de 12 meses com 30 dias e, no final de cada ano, adicionavam-se 5 dias. Os estudiosos do calendário egípcio afirmam que ele foi construído com base na observação das cheias do rio Nilo. Ao observarem o céu e o movimento dos astros, os egípcios constataram uma coincidência: a estrela Sírius aparecia no céu sempre que as enchentes do Nilo ocorriam. Também notaram que algumas aves voltavam à região na época em que as águas do rio recuavam ao seu leito normal, deixando as margens fertilizadas pelo húmus.  Essa era a melhor época para realizar a semeadura. Por isso, os egípcios, cuja sobre vivência estava ligada ao ciclo das enchentes do Nilo, criaram um calendário no qual o ano era dividido em 3 estações de 4 meses cada: enchente, semeadura e colheita. Iniciavam a contagem dos dias até que o fenômeno da coincidência entre o início das enchentes e o aparecimento da estrela Sírius ocorresse novamente. Com o aperfeiçoamento de suas observações astronômicas, chegaram à conclusão de que o ano tinha 365,25 dias, ou seja, 365 dias mais um quarto de dia. Os egípcios utilizavam também um outro calendário, que regulava os dias festivos de acordo com a observação das fases da Lua.
     A palavra calendário origina-se da palavra latina calenda, nome dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era também o dia da cobrança de impostos. Os romanos antigos possuíam um calendário lunar, mas, em 45 a.C., o imperador Júlio César ordenou uma reforma e instituiu o ano de 365,25 dias, abandonando qualquer referência à Lua.  Essa contagem de 365,25 dias aproxima-se do ano solar, que é de 365 dias, 5 horas e 49 minutos, porém acumulou, com o passar do tempo, um atraso em relação ao ano solar, que só foi corrigido em 1582 pelo papa Gregório XIII.
     Esse novo calendário, chamado de gregoriano, cortou 10 dias do ano de 1582, após o dia 4 de outubro seguiu-se o dia 15 de outubro. A partir de 1600, reajustou-se o ano bissexto. De modo geral, na sociedade ocidental, da qual fazemos parte, adota-se o calendário gregoriano.

4ª aula
2        Com o quadro:                 Espaços de Tempo       Nome
                                               365 dias                       Ano
                                               2 anos                          Biênio
                                               5 anos                          Qüinqüênio
                                             10 anos                           Decênio/Década
                                           100 anos                           Século
                                         1000 anos                           Milênio
        Responda: um país tem 1372 anos de história, separe este tempo por espaços de tempo inteiros.

3        Regra para identificar o século – Sabemos que século é o espaço de tempo de 100 anos, e é escrito em algarismos romanos (I = 1, V = 5, X = 10, L = 50, C = 100, D = 500 e M = 1000 e números colocados à direita são somados e à esquerda diminuídos) e para identificarmos a que século pertence um determinado ano, fazemos o seguinte:

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Atividade nº 1 do 1º bimestre - Introdução ao estudo da História

Atividades de 01 a 15 de fevereiro de 2011


1ª parte - Historiografia

01 – Escreva a história da sua vida. Mínimo de 25 linhas. Dê um título criativo.

02 – Produza 10 “fotos” coloridas e explicadas sobre fatos presentes no seu texto.

03 - Em sua história aparecem outros personagens além de você? Quem? Por quê?

03 a - Comentar sobre a frase: “o homem ser um animal social”.

04 - Se estes outros personagens que aparecem em seu texto fossem escrever a sua história, ela seria igual? Por quê? 

04 a - Comentar sobre as diferentes versões da História.

05 - Qual destas histórias estaria certa? Por quê?

05 a - Comentar sobre a existência de pontos de vista e opiniões diferentes.

06 - Você escreveu sua história utilizando a memória. Mas se precisasse escrevê-la de maneira bem detalhada, que outros recursos utilizaria?

07 - Classifique estes recursos em documentos escritos, orais, visuais, e vestígios.

07 a - Comentar sobre as fontes históricas.

08 - Você escreveu seu texto em ordem cronológica? Por quê?

08 a - Comentar sobre a Cronologia e seu auxílio no estudo da História.

09 - Alguns fatos de sua vida apareceriam nas histórias pessoais de outras pessoas? Por quê?

09 a - Comentar sobre as semelhanças e diferenças entre as histórias individuais e coletivas.

10 - Para explicar os acontecimentos de sua vida você precisou localizá-los no tempo e no espaço? Por quê?

10 a - Comentar sobre a contextualização da História.

11 - Você acredita que depois de lerem a sua história, as pessoas podem te conhecer e entender melhor? Por quê?

11 a - Comentar sobre a frase: “ a História é a ciência que estuda o passado para entendermos o presente”.

2ª parte – Cronologia

  1. Fazer uma lista de situações em que o tempo passa rápido ou devagar para cada aluno. Por que temos a sensação de que o tempo passa rápido em determinadas situações e devagar em outras?

Instruções para o ano de 2011

E. M. Antônio Mariosa
Instruções para as aulas de História dos 6ºs anos 4, 5 e 6
Prof. João Teodoro Ferreira

1 – Material
Um caderno ou fichário ou bloco ou folhas soltas, lápis preto, borracha, régua, caneta, lápis de cor e o livro adotado, fornecido pela escola, indispensável em todas as aulas. 

2 – Metodologia
     Procuramos planejar aulas dinâmicas, onde o aluno é um participante ativo, produtor de conhecimentos e o professor, o facilitador deste processo. Assim em todas as nossas aulas os alunos produzirão atividades, que no final do capítulo estudado, formarão um portfólio, que será avaliado e comporá a nota bimestral. Portanto, em todas as aulas, os alunos estarão sendo avaliados através das atividades produzidas e do seu comportamento.
     As atividades produzidas a cada aula poderão e deverão ser acompanhadas pelos pais, principalmente se estão sendo concluídas e quanto à apresentação.
     Caso o aluno tenha internet em casa, as atividades desenvolvidas nas aulas de 2ª e 3ª feiras de cada semana poderão ser conferidas no blog:
que será atualizado toda 4ª feira após as 18 horas.
     Serão produzidos dois portfólios, que somados ao projeto bimestral e
à avaliação realizados no final de cada bimestre totalizarão a nota final do aluno. No 1º bimestre, por exemplo, cada portfólio valerá 5,0 (5,0 x 2 = 10,0), mais o projeto bimestral = 4,0 e a prova bimestral  = 6,0 (10,0 + 4,0 + 6,0 = 20,0).
     O objetivo desta metodologia é valorizar as competências e habilidades desenvolvidas diariamente em nossas aulas, além da assiduidade e pontualidade, em detrimento da simples memorização.
     A participação dos pais é muito importante, incentivando e fiscalizando a produção das atividades, por isso contamos com a sua colaboração.
Estou ciente das instruções acima:
_______________________      _________________________
   Assinatura do aluno                       Assinatura dos pais