quarta-feira, 30 de março de 2011

De 28 a 29 de março de 2011

Escola Municipal Antônio Mariosa
Educação Ambiental - Análise da coleta de lixo de nossa cidade
Atividade nº 2 do 1º bimestre
Série: 6º ano 4 - Data: 28/03/2011 - Data da entrega: 04/04/2011
Alunos: ( A atividade poderá ser feita individualmente ou em grupos de até 4 pessoas)

a) Produza uma lista com 10 atitudes positivas e 10 atitudes negativas em relação à coleta de lixo de nossa cidade.

b) Produza um jogo de tabuleiro, com:
  • caixa com nome do jogo, bem colorida, e com desenhos relacionados ao assunto;
  • regras ensinando a jogar e identificação do trabalho e do grupo, coladas na parte interna da tampa;
  • tabuleiro com trilha com 20 casas comuns, 10 casas com as atitudes positivas e os avanços e 10 casas com as atitudes negativas e os retrocessos. O tabuleiro deve ser feito em material mais firme, deve ser colorido e com desenhos relacionados ao assunto;
  • peças representando os jogadores;
  • dados.
IMPORTANTE: A atividade tem como objetivo trabalhar educação ambiental, portanto produza seu jogo preferencialmente com material reciclável, evite o consumo desnecessário. Vamos praticar o consumo consciente!

_______________________________________________________________________

Avaliação do 1º Bimestre - Dia 19 de abril - 3ª feira - Matéria: Unidades 1 e 2 do livro
_______________________________________________________________________

Escola Municipal Antônio Mariosa
O povoamento da América
Atividade nº 3 do 1º bimestre
Série: 6º ano 4 - Data: 28/03/2011
Aluno: ______________________________

Temas 1 e 2 - O ser humano chega à América e como viviam os primeiros americanos
Produzir em 3 páginas, um álbum de fotografias com 12 fotos, de um habitante primitivo da América, desde a sua chegada ao continente até a sua fixação nas diversas regiões. As fotos devem ser feitas com o personagem desenvolvendo alguma atividade em um cenário. Embaixo das fotos uma explicação escrita pelo personagem, com um mínimo de 5 linhas.

quarta-feira, 23 de março de 2011

De 21 a 22 de março de 2011

5 – O surgimento das cidades
  • Produzir uma carta de um ser humano da Idade dos Metais para um do Neolítico, onde ele conte sobre o surgimento das cidades e da escrita. A carta deverá ter local e data (o local deverá ser uma das cidades mostradas no mapa da página 38 e a data, qualquer dia e mês de algum ano próximo de  4000 a. C.), saudação inicial, parágrafo inicial, 15 parágrafos intermediários, parágrafo final, saudação final e nome. Lembre-se que a sua carta deverá ser escrita na 1ª pessoa do singular ou do plural.
  • Produza também 3 “fotos” coloridas e explicadas, documentando as modernidades citadas na carta. 

      Finalização
·         Em uma folha do seu caderno ou de sulfite, produza:
a) na frente: uma capa com um título original relacionado com o assunto do nosso trabalho (partes 1, 2 e 3), um desenho colorido, original e também relacionado com o assunto de nosso trabalho e a identificação do mesmo ( nome da escola, nome do professor, nome do aluno, série e data);
b) no verso: - uma introdução (texto onde você apresentará o seu trabalho, as suas 3 partes, contando o você fez e os seus comentários sobre as atividades, com um mínimo de 15 linhas),
                   - uma explicação do título da capa,
                   - uma explicação do desenho da capa.
OBS: esta folha será colocada antes das partes 1, 2 e 3 do trabalho e será a capa. A parte da frente poderá ser impressa no computador.
·         Em outra folha do seu caderno, produza uma conclusão para o seu trabalho. Esta conclusão deverá ser um texto, com um mínimo de 15 linhas, onde você explicará o que aprendeu com esta atividade, nas três partes, separadamente. Esta folha deverá ser colocada após as partes 1, 2 e 3 do seu trabalho e deverá ser feita a mão.
·         Não compre capas prontas para o seu trabalho, nem mande encaderná-lo, as duas folhas produzidas acima, grampeadas no início e no fim, são suficientes.

O seu trabalho deverá estar 100% pronto e ser entregue no início da aula do dia 28 de março de 2011.

quinta-feira, 17 de março de 2011

De 14 a 15 de março de 2011

2 - A vida humana no Paleolítico
Produzir oito desenhos coloridos e explicados com 4 linhas, no mínimo, dois para cada item do tema. Dê também um título para cada item.

3 - O Neolítico e a Revolução Agrícola
a) Produza uma pequena narrativa sobre o modo de vida e a Revolução Agrícola no Neolítico, com personagens. Mínimo de dez linhas.

b) Observe o mapa da página 33 e complete o quadro abaixo
Continentes                                                  Plantas
______________________________________________________________________
América         |
______________________________________________________________________
Europa          |
______________________________________________________________________
Ásia              |
______________________________________________________________________
África           |
______________________________________________________________________

4 - A Idade dos Metais
Para cada uma das 13 partes dos textos das páginas 36 e  42 a 47, produzir um novo título e explicá-lo com um mínimo de 5 linhas.

terça-feira, 1 de março de 2011

Dia 01 de março de 2011

3ª parte – As origens do ser humano


1 - A evolução do ser humano

A) Contar a história do planeta Terra e da evolução dos seres vivos, iniciando com: “Era uma vez um planeta bem novinho que...” . A história deve ser dividida em 5 partes (1ª: pág 24 e 25  e as seguintes os 4 itens das páginas 26 a 28) com títulos originais e um desenho original, colorido e explicado. Dê também um título original a sua história.

B) Com os itens: os hominídeos e os primeiros seres humanos, produzir um perfil (descrição de uma pessoa em traços mais ou menos rápidos, pág. 119 do Planejamento de História), apresente-os pelos seus nomes corretos, e depois crie apelidos para cada um, de acordo com suas características principais e explique o porquê dos apelidos. OBS: crie apelidos respeitosos e sem preconceitos. 

.